sábado, 2 de outubro de 2010

Educação Ambiental deve começar desde cedo


O aluno do 4º período do curso de Gestão Ambiental da Unopar pólo de Muriaé, Alcemar Felizardo de Oliveira Junior iniciou um projeto de educação ambiental em parceria com a escola de educação infantil Lápis de Cor no centro da cidade.
Com a idéia principal de fazer com que o projeto se torne referência local  em educação ambiental, a ser posteriormente debatido e inserido na grade curricular das escolas municipais, uma vez que em pesquisas de campo foram comprovados que apenas atividades como “Dia da Arvore’ e “Dia do Meio Ambiente” como datas em que lembramos da importância de fazermos um mundo melhor.
Para  Alcemar ações simples como a implantação da Coleta Seletiva, devem ser iniciadas ainda com as crianças, pois somente assim, teremos condições de a médio e longo prazo estabelecer uma atividade sustentável, que irá simplesmente ir mais além do que somente instalar recipientes para coleta seletiva pela cidade.
A parceria inicia com a participação de professores da referida escola, num esforço comunitário para o cumprimento do programa proposto por Alcemar, que também é funcionário do DEMSUR.
Seguindo o cronograma, entre as primeiras ações já realizadas foram a exibição de um filme lúdico para as crianças, buscando despertar o interesse das mesmas para o problema, a busca de parcerias para a preparação dos recipientes de coleta seletiva, e o plantio de 5 árvores realizadas no dia 28 de setembro na sede da escola pelos alunos, com a supervisão de professores e do idealizador do projeto.
Também estiveram presentes durante as atividades o tutor do 4º período de Gestão Ambiental, Frederico César Napoleão e alunas do curso de pedagogia da Unopar pólo Muriaé.













Nenhum comentário:

Postar um comentário